terça-feira, 10 de março de 2009

Suspiro de Morango

E suspiro é de facto um nome muito adequado!
Eu não sou grande apreciadora de chantilly, nem de suspiros, nem de sobremesas de morango! Mas tudo junto fica verdadeiramente bom! De suspirar por mais. Eu tenho destas coisas: também não gosto de ervilhas, nem de ovos escalfados mas...adoro ervilhas com ovos escalfados! Vá-se lá entender o que vai nesta mente...
Confesso que esta sobremesa não foi um parto nada fácil. Ainda incluíu uma nova incursão ao super para comprar mais amêndoas laminadas porque tinha tostado demasiado as 1ªs no forno (isto para não dizer que pareciam carvão). Aproveito para dizer que este processo é muito rápido!

Mas vamos à receita! Foi a minha mãezinha que ma deu a provar e, desde a 1ª vez que a fez, ficou condenada a repeti-la para todo o sempre, literalmente a pedido de várias famílias!
Eu aventurei-me ontem pela 1ª vez!

Ingredientes Bolacha:
- 6 claras em castelo
- 375g de icing sugar
- 375g de amêndoas ou avelãs picadas e torradas (atenção: não é o miolo)
(papel vegetal)

Ingredientes Recheio:
- 1 pacote e + 1 pouco de natas
- 2 folhas de gelatina ou 2 c. chá de gelatina em pó
- 400g de morangos cortados aos pedacinhos

Comecemos pelas bolachas:
1º bate-se as claras em castelo, junta-se o icing sugar e continua-se a bater. Quando ficar com uma consistência cremosa junta-se as avelãs/amêndoas. Depois unta-se 2 pedaços grandes de papel vegetal (bem untado! hoje custou-me imenso tirá-lo, se alguém comer papel vegetal...temos pena!) e divide-se a massa pelos 2 pedaços de papel. Fica assim com um aspecto arredondado como podem ver pela foto.
Vai ao forno a 190º durante mais ou menos 20 minutos. Controlem porque pode ser mais rápido.
Quando as 2 bolachas estiverem tostadinhas, retira-se do forno, deixa-se arrefecer e depois ficam de um dia para o outro no congelador.


Quanto ao recheio:
Bate-se as natas, junta-se a gelatina desfeita em água a ferver e os morangos cortadinhos.
Esta é a parte fácil (antes de comer, claro).

A finalização também é muito simples:
tira-se as bolachas do congelador, o papel vegetal das bolachas e coloca-se uma num prato grande com o recheio por cima e por cima do recheio a outra bolacha, estilo sandwiche.
Convém que fique algum tempo no frigorífico e depois...

Enjoy!



1 comentário:

  1. Nham nham!Parece uma tartaruga!lol Uma apetitosa tartaruga de morango!

    ResponderEliminar