No
original (esta vem da
Smitten Kitchen) o bolo chama-se bolo de iogurte, limão e mais qualquer coisa, mas eu fui pelos mirtilos e ficou bom assim portanto para mim é bolo de mirtilos, ponto.
Tenho tido falta de tempo para cozinhar e falta de tempo para partilhar aqui as receitas...
Sem mais demoras e paleio, aqui vai!
Ingredientes:
. 1 1/2 cháv + 1 colher de sopa da farinha
. 2 colheres de chá de fermento
. 1/2 colher de chá de sal
. 1 cháv de iogurte natural
. 1 cháv + uma colher de sopa de açúcar
. 3 ovos grandes
. raspa de 2 limões
. 1/2 colher de chá de essência de baunilha

. 1/2 cháv de óleo vegetal
. 1 1/2 cháv de mirtilos
. 1/3 cháv de sumo de limão
Num recipiente misturar a farinha, o fermento e o sal. Num recipiente diferente juntar o iogurte, o açúcar, os ovos, a raspa de limão, a essência de baunilha e o óleo. Depois juntar os ingredientes secos aos líquidos misturando lentamente. À parte envolver os mirtilos na restante farinha (1 colher de sopa) e posteriormente envolver na mistura. Verter tudo para uma forma de bolo inglês bem untada com papel vegetal e margarina. Colocar em forno pré-aquecido a 180º durante 50 minutos.
Depois ferver o sumo de limão com uma colher de sopa de açúcar e deitar sobre o bolo após fazer pequenos furos com um palito.
Os meus mirtilos afundaram-se, não ficaram a salpicar harmoniosamente o interior do bolo... A Deb sugere mini-mirtilos selvagens para que isso não aconteça, mas cá em Portugal acho que temos que nos contentar com aqueles pacotinhos carííííssimos que encontramos ao pé das verduras no super-mercado.
No entanto ficou bem bom, e até fiz um miminho ao meu pai: fui levar-lhe umas fatias ao hospital, onde ele estava de serviço. Pegou no embrulho em folha de alumínio e disse: "Então e isto está bom?..." com um ar um bocado desconfiado. Mais tarde ligou: "Olha, o teu bolinho não estava nada mau, ouviste?" que é a maneira que o meu pai tem de dizer que gosta de alguma coisa...