segunda-feira, 22 de março de 2010

Bolo de Tangerinas


...mas deveria ter sido de clementinas. Eu é que fui à Biocoop e armei-me em esperta, pensei: "vou mas é fazer o bolo das clementinas com tangerinas biológicas! vai ficar espectacular. ai deixa cá levar um pedacinho de seitan". E pronto, lá vim eu com um saco de tangerinas, mais caroço que fruta a achar que ía fazer o bolo mais espectacular à face da terra. Não fiz! Na realidade acho que é o bolo menos consensual que já fiz. Pais e bro gostaram muito (bro até telefonou de propósito para dizer), maridaço nem por isso. Eu gostei mas tenho a certeza que para a próxima, com clementinas e alguma sabedoria retirada da experiência, vai ficar melhor.

Ingredientes:

. 4 clementinas (375/400g)
. 6 ovos
. 225 g de açúcar
. 250 g de amêndoa moída
. 1 colher chá de fermento

(Esta receita é adaptável ao Montignac se se substituir o açúcar por frutose. Quem sabe do que eu estou a falar sabe, quem não sabe não faz mal)

Comece por cozer as clementinas em água abundante durante 1 hora e mais qualquer coisa. As 3 Fat Ladies dizem que na panela de pressão são 10 minutos e está feito. Eu acredito, mas não tenho panela de pressão. E dizem vocês: "e consideras-te tu uma verdadeira dona de casa??" e eu respondo "nem por isso...".
Depois escorra bem, retire os caroços e reduza a puré no robot de cozinha. Vá juntando os restantes ingredientes, se tiver um robot em condições e puder manter tudo aí, melhor ainda. Mais uma vez, eu não tenho, e como tal tive que colocar o puré num recipiente e juntar os outros ingredientes. Depois coloque a mistura num forma untada e leve ao forno a 190º durante 50 minutos. Eu acho que deve ficar uma maravilha colocar esta massa em formas de cupcakes e fazer um frosting à maneira. Um dia destes experimento depois conto como correu.

Sem comentários:

Enviar um comentário