segunda-feira, 13 de abril de 2009

Arroz de Legumes no Wok


Gosto muito de cozinhar no wok, apesar de não ter um topo de gama, daqueles mesmo de ferro que pesam 10kgs. O meu é daqueles baratinhos da casa ou do IKEA.
Esta receita foi improvisada. Queria fazer um prato levezinho para trazer para o escritório no dia seguinte (temos micro-ondas yupiiiiiii - poupa-se tanto dinheiro) e o pequeno irmão estava em casa com sua girl e mais um colega; íam fazer bifes. Então resolvi fazer este prato de arroz que tanto serve de acompanhamento como de prato sem mais nada, para pessoas que, como eu, não acham que só a carnunfa puxa carroça.

Atirei para o wok:

- azeite
- cebola roxa
- cogumelos frescos laminados
- amendoins (que os putos gentilmente descascaram)
- pimento vermelho
- bacon (facultativo - sem o bacon temos um prato vegetariano)
- e muuuuuuitas folhas de agrião (usem bastante porque o agrião fica em nada!)

Depois é só juntar o arroz, até se pode aproveitar sobras que foi o que nós fizémos e temperar a gosto. Eu usei coentros, cominhos, acafrão e pimenta acabada de moer.


Fica com um toque oriental!

5 comentários:

  1. Muito bom aspecto!Não sobrou um bago de arroz aposto!

    ResponderEliminar
  2. esse arrozinho e mesmo a minha cara, está com optimo aspecto, fico `a espera k me convides pra jantar. bjo

    ResponderEliminar
  3. Quem me dera poder saborear os teus arrozinhos...!As tuas receitas têm um excelente aspecto,que até parecem de livros de cu....linária!!!Sabia que eras muito dotada,mas desconhecia esses teus dotes,és muito especial...ADORO-TE!!!! T. Vaquita

    ResponderEliminar
  4. Os topos de gama não são os de ferro mas sim aço de carbono (não confundir com aço inoxidável). E de preferência sem anti-aderente. Os woks de aço de carbono sem anti-aderente têm ainda que levar uma preparação antes de se começar a cozinhar com eles. Têm que ser esfregados com detergente e um esfregão e depois de bem secos vão ao lume bem alto coloca-se um pouco de óleo vegetal dentro e esfrega-se todo o interior com papel de cozinha sucessivas vezes até ter perdido toda a camada protectora que traz de fábrica (parece uma partículas brilhantes). Depois consoante se for cozinhando nele ele vai ficando escuro e quanto mais escuro ficar melhor.

    Carla

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Carla, ainda hei-de investir num desses. Este é tão fraquinho...

    ResponderEliminar