domingo, 17 de janeiro de 2010

Bolo de Requeijão

Esta é uma receita familiar e eu gosto muito disso. Soube hoje que vem de geração em geração, nem se sabe ao certo há quantas. A minha avó Gi e as irmãs faziam muito este bolo, na geração a seguir é a Tita Lena que continua a pôr a receita em prática e...bom, acho que estou a cumprir o meu papel como mais velha da geração seguinte.
É tão delicioso aterrar na Madeira já com o sentido no bolinho de requeijão que sabemos que a Tita Lena tem à nossa espera... Confesso que o meu não ficou tão bom, mas o J. ficou bem contentinho com o resultado. Ficou muito húmido, mas o gostinho a requeijão (que eu amo, sou fã nº1 das queijadas madeirenses) estava lá!


Ingredientes:
. 1/2 kg de requeijão
. 400g de açúcar
. 1 chávena de leite
. 1/2 chávena de farinha
. 6 ovos

5 simples ingredientes! (tinha-me esquecido dos ovos...) A Tita Lena ainda consegue arranjar requeijão caseiro que o leiteiro leva a casa de uma vizinha, e acho que esse é um dos segredos. Eu comprei 2 requeijões de Seia.

Começa-se por separar os ovos e bate-se as gemas com o açúcar. Depois bate-se o requeijão para ficar amolecido e fácil de misturar com as gemas e o açúcar. Posteriormente deita-se o leite e a farinha nesta mistura, alternadamente. Batem-se as claras em castelo e envolve-se tudo muito bem. Coloca-se numa forma redonda bem untada - aqui aconselho o uso de papel vegetal, eu não usei e ficou um bocado colado, como podem ver pela foto. Vai ao formo pré-aquecido a 180º durante cerca de 60 minutos. Eu deixei uns 80 minutos e mesmo assim acho que podia ter ficado mais um pouquinho...

Bom apetite! Espero que valha a pena partilhar um dos segredos mais bem guardados da família Pereira.

6 comentários:

  1. pois é a tita Lena é k manteve a tradiçao desse bolinho k realmente é muito bom e acho bem k tu sejas a seguidora fiel desta nova geraçao.eu apostei mais no bolo real k tbm já vem de muitas geraçoes.Mas olha k qdo vi a foto achei muito parecido com o da tita.Fico contente por dares continuidade às tradiçoes dos Pereiras.Bem hajas,beijinho

    ResponderEliminar
  2. Quem me dera saborear uma fatia do teu bolo! Está com um óptimo aspecto, se calhar melhor do que o meu. Tens de aterrar aqui mais vezes, pois já sabes que tens o bolinho à tua espera!Fiquei muito orgulhosa por seres a minha seguidora !!!
    Mil beijinhos. Adoro-te

    T. Le

    ResponderEliminar
  3. O Jonitas ainda tinha uma fatia à minha espera na 4ª feira (e foi com muito sacrifício que ele não despachou o bolo todo!) Sim, estava saboroso, mas parece que não sabe tão bem comido fora do contexto habitual. Obrigada mã e tita por continuarem a aparecer

    ResponderEliminar
  4. olá,hoje fui eu que experimentei uma receita de bolo,tradição Pereira. Está bonito, estava com medo do forno, é novo. Logo os meninos vêem, e temos sobremesa.
    Continua, que eu gosto de vir espreitar e fazer as receitas.
    Beijinhos ana

    ResponderEliminar
  5. Fui agora desenforma-lo...lindo, forrei com papel vegetal,e fiz numa forma redonda de silicone pela 1ªvez.
    Mas este bolo, são as queijadas da Madeira?
    Agora vou tomar 1 cafézinho, com as m/amigas e quando chegar já está frio, para mandar uma trinca.
    Beijinhos
    ana

    ResponderEliminar
  6. Boa Ana! O meu não ficou super-lindo porque pegou um bocado, para a próxima tenho que usar mesmo o papel vegetal. Este bolo não é exactamente como as queijadas, mas a minha mãe tem uma receita maravilhosa de uma queijada gigante! É muito boa mas dá trabalho.
    Obrigada pelas visitas Ana, vai dizendo como corre

    ResponderEliminar