segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Bife fatiado com Limão e Tomilho



Este Natal auto-ofereci-me a bíblia culinária "Na Cozinha com Nigella". Chateio-me muito comigo própria porque estou sempre a gastar dinheiro com revistas e livros de culinária (é das poucas coisas com as quais sou verdadeiramente compulsiva) para depois raramente retirar daí receitas... Então desta vez cheguei a casa e disse: "Raios! Amanhã o almoço vai sair daqui!". E assim foi. O meu critério foi escolher uma receitas que não me obrigasse a ir ao supermercado e, obviamente, que tivesse bom aspecto! Ao mesmo tempo, esta receita atraiu-me porque é uma maneira diferente de fazer bifes de vaca, que eu considero sempre tão pouco versáteis.

Ingredientes:

. 4 bifes de vaca com aproximadamente 2,5 cm de espessura (os meus não eram tão grossos)
. 5 caules de tomilho
. 2 dentes de alho esmagado
. 80 ml de azeite virgem extra
. raspa e sumo de 1/2 limão
. 1 colher de chá de sal (ela diz para usar Maldon mas eu usei sal grosso normal)
. 1 boa pitada de pimenta moída
(. 4 folhas de louro)

Começa-se por retirar a gordura dos bifes e grelhar de um lado e outro. Claro que devem grelhar ao vosso gosto mas fica mais saboroso se for mal passado...
Enquanto o bife cozinha faz-se a marinada: coloca-se o tomilho, louro, limão, azeite, alho, sal e pimenta num recipiente largo, pronto para receber os bifes. Estes descansam 4 minutos de cada lado na marinada e depois são cortados em tiras na diagonal em cima de uma tábua. Eu depois voltei a colocar os pedacinhos na marinada para o sabor ficar mais intenso, mas se preferirem um sabor mais suave podem servir de imediato.

Sem comentários:

Enviar um comentário