terça-feira, 1 de setembro de 2009

Gelado de Doce de Leite

Que eu e a cunhadinha arriscámos fazer este fim-de-semana e em boa hora o fizémos! Resultou lindamente.
Há uns aninhos a minha mãe comprou uma máquina de fazer gelados e no ano em que a comprou até costumava fazer... Mas por aí se ficou a actividade do aparelho...Até ontem!
Decidi que este Verão vou começar a fazer gelados. Se calhar já vou um bocado tarde que já entrámos em Setembro mas enfim...
Primeiro, gostava de dar uso à máquina. Depois, é uma boa maneira de fugir aos corantes, conservantes e afins. E por fim, adooooro gelados! Sempre é uma solução mais saudável de comer o belo do geladinho.
Retirei a receita daqui. E optámos pelo Doce de Leite para dar uso a uma embalagem que a mana da cunhada trouxe da Colômbia! Ou seja, não fizémos o velho processo de colocar uma lata de leite condensado na panela de pressão. Só aí reduzimos o tempo de confecção para um décimo!

Ingredientes:

. 1 lata de leite condensado
. 1 medida de leite na lata de leite condensado
. 2 gemas
. 200ml de natas

Como a embalagem de doce de leite era bastante mais pequena que a lata de leite condensado e a consistência era bem mais sólida, usámos 1 medida de doce de leite para 3 medidas de leite.
Juntam-se todos os ingredientes e leva-se ao lume até engrossar. Depois coloca-se no frigorífico para arrefecer. Quando estiver fresco coloca-se na máquina de fazer gelados.
Se não tiverem máquina é só colocar num recipiente dentro do congelador e ir mexendo de hora a hora para ficar bem cremoso e sem pedaços de gelo.

Ficou daqui! (vocês não me vêem mas estou a apertar o lóbulo da orelha entre o polegar e o indicador)

Obrigada Ana e Christian!


4 comentários:

  1. Hummm! Devia estar delicioso! Vai lá para as Caldas fazer gelados destes para eu não provar!
    E esta foto?!Muito boa!

    ResponderEliminar
  2. Foto do bro! E não te preocupes que combinámos que eu vou trazer a máquina para lx para fazermos o doce de leite que ainda está no frigo.

    ResponderEliminar
  3. mas ja sabes k qdo eu for avo kero a maquina de volta para fazer guloseimas para os netinhos!ah ah...........

    ResponderEliminar
  4. ai ai a tentar prender os netos que ainda nem nasceram pelo estômago...

    ResponderEliminar