terça-feira, 15 de março de 2011

Doce da Lili

Primeira chamada de atenção, é Líli, não Lílí, senão está mal dito.
É uma espécie de Doce da Casa mas em melhor, isso posso assegurar.
Era uma especialidade da minha vizinha Liliana, mais conhecida por Lili (Líli).
Fazia um sucesso enorme e eu não descansei enquanto não aprendi a fazer.
Aos meus 14 anos só sabia fazer 3 coisas na cozinha: esparguete à carbonara, crepes e este doce.
Hoje que já faço mais meia dúzia de pratos, apercebo-me que este doce não é assim tão básico para uma principiante. Encontrar o ponto certo do creme, fazê-lo engrossar sem deixar talhar não é fácil...



Ingredientes:
. 1 lata de leite condensado (eu uso SEMPRE para TUDO as do LIDL porque são maiores e eu acredito que o rácio leite condensado/restantes ingredientes deve ser o maior possível)
. 1 medida de leite meio gordo
. 5 gemas
. 3 claras
. 80g de bolacha Maria
. 1 pacote de natas

Então vamos a isso. Misture num tacho os leites e as 5 gemas, leve a lume brando e mexa sem nunca parar durante 10/15 minutos até começar a engrossar. Quando se formarem bolhinhas, reduza o lume, continuando a mexer bem e desligue quando estiver um creme espesso.  Se se formarem grumos, é porque a coisa não correu muito bem, mas nem tudo está perdido. Claro que é coisa que acontecia a uma impaciente miúda de 14 anos, basta desfazê-los com a varinha mágica...
Verta num recipiente largo de vidro e deixe arrefecer um pouco.
Triture a bolacha Maria e deite uniformemente por cima do preparado. Também pode embeber as bolachas em café, em vez de as triturar.
Só nos falta uma camada. Bata em separado as claras em castelo e as natas, misturando-as em seguida e espalhando sobre a camada de bolacha. Ainda ralei 1 quadrado de chocolate com avelãs (sim, só 1...) sobre o creme para ficar mais bonitinho, mas não é obrigatório,
Deixe arrefecer um pouco mais e leve ao frigorífico cerca de 3 horas antes de servir.
Esqueci-me de um pequeno pormenor: rape o tacho! É criminoso atirar com o restinho do creme para o lava-loiças! É a minha parte favorita quando faço este doce...

Este foi para a festa dos 30 anos da nossa amiga Bé. Um belo jantar seguido da melhor parte da refeição (eheheh).

Sem comentários:

Enviar um comentário