terça-feira, 8 de março de 2011

Bulgur com Endívias Assadas e Cogumelos Shitake

Nunca tinha experimentado cozinhar bulgur e confesso que fiquei agradavelmente surpreendida.
Não sabia sequer como se cozinhava mas achei que não havia de ser tão diferente de cozer arroz e correu bem.
Não fiz este prato a pensar num post, não tinha a minha máquina fotográfica melhorzinha. Só fotografei por este hábito que ganhei de fotografar tudo o que cozinho, seja digno de um post ou não. E achei sinceramente que este prato não seria...até o provar.
Não vi a receita em sítio nenhum, fui um dia à biocoop e comecei a comprar ingredientes um pouco arbitrariamente, a pensar "logo vejo o que vou fazer com isto". Quando peguei nas endívias pensei logo em atirá-las para o forno, e achei que os cogumelos shitake e as cebolas roxas seriam bom acompanhamento, tudo bem caramelizado.

Quando cheguei a casa comecei a compôr a refeição.
Coloquei num tabuleiro untado com azeite 2 endívias cortadas em pedaços e 2 cebolas roxas cortadas também grosseiramente. Juntei uma mão-cheia (que falta de precisão) de cogumelos shitake, reguei com azeite, vinagre balsâmico em topping, um pouco de sal 2 raminhos de alecrim. Misturei tudo muito bem e forno com isso durante uns 20 minutos a 250º.
Entretanto cozi 1 chávena de bulgur com 2 chávenas de água e um pouco de sal. Quando a água evaporou, desliguei o lume e juntei 1 colher de chá de cominhos e 1 colher de sopa de molho de soja.

Em cada prato coloquei um pouco de bulgur, os legumes assados e ralei um pouco de queijo parmesão por cima. E mais um fiozinho de topping de vinagre balsâmico.


Ficou tão inesperadamente bom. Adocicado mas leve, despretensioso mas requitado q.b..
Não se deixem intimidar pelo exotismo dos ingredientes e experimentem. Vale a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário