domingo, 30 de janeiro de 2011

Fudge de Avelãs e Arandos

Adaptado de Caramelo de Chocolate e Pistácio (Na Cozinha com Nigella)

Depois dos meus últimos falhanços culinários, precisava de algo que me fizesse recuperar a auto-estima enquanto fada do lar envergando o seu avental de folhos.
Algo que não permitisse falhas, e que fizesse rebolar os olhos a quem provasse tal pecado. Algo engordativo; quando o estado de desespero é tal, não podemos arriscar com receitas que não sejam más: têm que ser verdadeiramente boas. 
E posso dizer que depois desta e de ouvir os elogios do Jonas, voltei a ganhar a confiança perdida.


Para quem padeça do mesmo mal, posso deixar aqui alguns conselhos:
1) não se enerve e atire com tudo para o lixo antes do tempo! pode ter uma oportunidade para ser criativa, por exemplo, se um bolo ficar todo escangalhado parta-o aos pedaços e misture com ananás e natas batidas, é sucesso garantido;
2) se tem a mania (como eu) de não seguir receitas e inventar, inventar, inventar, experimente voltar a ser fiel às receitas, passo-a-passo, até recuperar a confiança perdida - depois pode voltar à rebaldaria de antigamente; 
3) não desista, desistir é para os meninos;
4) e quanto a mim, o conselho mais importante: veja videozinhos na Nigella a cozinhar; além de darem vontade de ir para a cozinha, fazem tudo parecer mais fácil e as receitas são, em geral, muito simples e rápidas! Se estiver muito em baixo, vista um robe de cetim como a nossa amiga.
Já agora fica aqui o vídeo desta receita



Ingredientes:
. 350g de chocolate negro (min. 70% cacau) partidos aos pedacinhos
. 1 lata de leite condensado (390g)
. 30g de manteiga
. 1 pitada de sal
. 100g de avelãs picadas
. 50g de arandos secos (ou cranberries)


Como não tinha pistácios em casa e não sou completamente fã, resolvi experimentar o fudge com avelãs e arandos. Resulta lindamente!

Coloque o chocolate, o leite condensado, a manteiga e o sal numa frigideira em lume brando e misture bem. Quando estiver um creme homogéneo junte as avelãs e os arandos e misture novamente.
Verta sobre um tabuleiro quadrado (23 cm) ou rectangular de tamanho equivalente e alise a superfície. No vídeo podem ver que a Nigella usa aqueles tabuleiros descartáveis de alumínio e parece-me uma óptima solução para desenformar. Deixe arrefecer e depois leve ao frigorífico até endurecer. Depois corte quadrados ou rectângulos do tamanho que preferir, mas mantenha-os sempre no frigorífico, ou mesmo no congelador.

Eu nem tive oportunidade de congelar ou oferecer; o Jonas deu conta dos quadradinhos em 3 tempos! Ahhh, mesmo o que eu precisava...

2 comentários:

  1. é mesmo! acho q deve ter sido a coisa que eu alguma vez fiz que o jonas mais adorou...

    ResponderEliminar