domingo, 6 de fevereiro de 2011

Kung Pao de Seitan

Adaptado de Tamra Davis Cooking Show - Kung Pao Un-chicken


Mais uma receita da minha amiga Tamra. Podem ver o vídeo aqui.


Gosto de descobrir e experimentar receitas diferentes com tofu e sobretudo seitan, que adoro. É muito versátil, podemos cozinhar como cozinharíamos carne e juntar tudo o que quisermos.
Esta receita ficou muito boa, mas também não esperava outra coisa da Tamra...

Ingredientes:

. 500g de seitan
. 2 c. sopa de molho de soja
. 1 c. sopa de agave
. 1 c. sopa de gengibre ralado
. 2 dentes de alho picado
. 1 pimento vermelho pequeno cortado
. 1 cháv de bróculos cortados em raminhos
. 1 malagueta picada (opcional)
. 1/4 cháv de amendoins
. 1 c. sopa de óleo de sésamo

Para o molho:
. 2 c. sopa de molho de soja
. 1 c. sopa de agave
. 1 c. sopa de vinagre de arroz
. 1 c. sopa de farinha
. 1 c. chá de açúcar mascavado
. 1/2 cháv. de água


Comece por cortar o seitan aos pedaços como preferir (cubos, fatias, ralado grosso, etc) e faça uma marinada com molho de soja e agave. Fica a tomar gosto enquanto corta os restantes ingredientes. É preferível usar um wok ou uma frigideira de fundo pesado, o que exige uma fritura a altas temperaturas. Chama no prego, colher de pau sempre a mexer. Convém já ter os ingredientes preparados. Confesso que isto é um grande esforço para a minha condição feminina, não gosto de perder tempo e geralmente vou cortando os ingredientes à medida que os atiro para a frigideira, mas neste caso respeito as recomendações da Tamra. A este propósito devo dizer que o Jonas quando cozinha opera sempre desta forma: corta tudo, certinho direitinho e só então liga o lume. Homens... Desconhecem as maravilhas do multitasking!
Onde é que eu ía?
Ah, marinada, cortar tudo. Prepare ainda o molho juntando todos os ingredientes. Eu não usei açúcar mascavado, porque achei o doce do agave suficiente. 
Depois aqueça óleo vegetal ou azeite e frite o seitan até ficar ligeiramente tostado. Reserve e deite sobre o seitan um pouco de óleo de sésamo.
Deite mais um pouco de óleo ou azeite no wok ou frigideira e vá deitando depois os restantes ingredientes pela seguinte ordem: alho, gengibre, malagueta (eu não usei), amendoins, legumes, seitan e por fim, o molho. Se desejar pode adicionar um pouco de picante.
Sirva com arroz basmati.
Um delicioso prato com um gostinho oriental.

Sem comentários:

Enviar um comentário