domingo, 14 de março de 2010

Chicken Parmigiana

Inspirada pela fantástica Ree Drummond, aka the Pioneer Woman. Recentemente viciei-me no seu site. Descobri as receitas e o resto veio atrás. Ela era uma miúda da cidade, estudou em L.A., fazia planos para ir morar em Chicago até ao dia...em que conheceu o Marlboro Man, um cowboy puro e duro, que a fez descartar o seu citadino futuro e mudar-se para um rancho mesmo à americana. Lá procriou desalmadamente, decidiu dar aulas em casa à criançada, cozinhou muito e bem, lançou um livro de receitas, aprendeu a fotografar, escreveu um romance de arlequim a contar a sua história de amor e pôs tudo isso num site que alimenta as necessidades da pequena voyeur que há em mim! Adoro.

Bem, mas passando ao que interessa.

Ingredientes:

. 4 bifes de frango
. 1/2 cháv de farinha
. sal e pimenta a gosto
. 1/2 cháv de azeite
. 1 cebola picada
. 4 dentes de alho picados
. 3/4 cháv de vinho tinto
. 1 lata de tomate pelado
. 2 colheres de sobremesa de açúcar
. 1 cháv de queijo parmesão ralado
. 6 folhas de manjericão picado (a Ree sugere salsa, mas desculpa lá mulher, quando há pasta e molho de tomate envolvido manjericão é a ervinha a usar!)
. 1 pacote de linguine (eu usei fetuccine)

Comece por colocar a farinha, o sal e a pimenta num prato raso e envolver os bifes de frango nesta mistura. Depois aqueça o azeite (ela é obcecada por manteiga e usa manteiga também, mas a minha veia mediterrânea não mo permite...) numa frigideira e frite os bifes de um lado e do outro, até ficarem douradinhos.

Reserve. Depois, sem lavar a frigideira, junte a cebola e o alho picado e mexa bem. A seguir o vinho tinto. Com a colher liberte o fundo do frigideira e misture bem.

Entretanto pode pôr a massa a cozer.
A seguir deite o tomate pelado cortadinho e continue a misturar bem. Adicione cerca de 1/3 do manjericão picado. Junte o açúcar para cortar a acidez e, se necessário, mais sal e pimenta.

Depois coloque os bifes sobre o molho de tomate, cobrindo-os com o parmesão ralado e o manjericão. Niiiice! Tape a frigideira para o queijo derreter.

Depois de cozida a massa, escorra-a e coloque uma dose em cada prato, cobrindo-o com um bife e uma boa dose de molho de tomate.

Eu gostei muito. O meu irmão que, porque não admiti-lo, tem muito mais jeito para cozinhar do que eu (mas tudo o que sabe aprendeu comigo - mentira, mãe!), já tinha experimentado esta receita uma vez. Ficou deliciosa! E desde então tenho andado para fazer para o maridinho. Ele também aprovou.

10 comentários:

  1. Não é mentira! Aprendi com as duas! com a mãe home cooking! contigo weird cooking(num bom sentido)!

    ResponderEliminar
  2. ohhhh bro pequenino gosto tanto de ti...
    mas pronto, esta weird mestra já ultrapassaste...

    ResponderEliminar
  3. de certeza k é optimo! será k o pai gosta para eu fazer! beijo filha

    ResponderEliminar
  4. Vou experimentar, cheira-me que deve ser bom.
    Continua.
    Jinho ana

    ResponderEliminar
  5. É óptimo Ana! Sucesso garantido com a família.
    Muitos beijinhos e obrigada pelas visitas e comentários

    ResponderEliminar
  6. Muito bom, nós dois gostámos muito.
    Até pareço uma cozinheira...não é para me gabar,mas com receitas tuas e outras isto até vai!
    O teu J. tem sorte.....
    Beijinhos
    ana

    ResponderEliminar
  7. Eheheeh Ana és a melhor!
    Ainda bem que gostaram. Eu também tenho sorte que o J. lava a loiça...
    Beijinhos para a família R.

    ResponderEliminar
  8. Boa, o R. é um querido...mas quando tocou a lavar louça...comprou máquina. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá.

    Também há muito tempo que sigo o site da Pioneer Woman e adoro adoro adoro. Já tinha visto esta receita lá, aliás quando estava a olhar para as tuas fotos deste post (sem ler o texto primeiro) lembrei-me desta receita e depois é que fui ler o teu texto e reparei que tb tiraste de lá a ideia. Deve ficar uma delícia. Boas receitas!

    ResponderEliminar
  10. Olá Ana Luísa e obrigada pela visita! Sim, aquela Ree é demais... Fui agora ver o teu blog que não conhecia tenho que sacar de lá umas receitas. Muito bom aspecto.
    Boas receitas também para ti!

    ResponderEliminar