terça-feira, 21 de julho de 2009

Crumble de Pêssego

Eu queixo-me de barriguinha cheia. Na realidade sou uma privilegiada.
Os pais do J. têm uma grande horta, pomar, animais e nunca nos faltam cebolas, alhos, oregãos, batatas, feijão verde, tomates, fruta, etc, etc.
Este verão temos tido muitos pêssegos e como eu não nos estava a ver a dar vazão ao carregamento que os sogrinhos mandaram, resolvi fazer um crumble! Já tenho feito algumas vezes de maçã, mas este fim-de-semana estreei-me com o pêssego. E correu bem.



Ingredientes:

. 1/2 kg de pêssegos, sem casca nem caroço, cortados aos pedaços
. canela
. açúcar
. sumo de 1/2 limão
. 1 pitada de sal

Para o crumble:
. 1/2 cháv. de muesli
. 1/2 cháv. de farinha 
. 50g de margarina
. 2 colheres de sopa de açúcar (eu usei frutose)


Dispõem-se os pedaços de pêssego numa travessa que possa ir ao forno, rega-se com o sumo de limão, um pouco de açúcar, canela e uma pitada de sal. Mistura-se tudo bem com as mãos.
Depois para o crumble basta deitar os ingredientes num robot de cozinha e triturar grosseiramente. Queremos que a mistura fique com uma consistência...de crumble! Não sei dizer isto de maneira melhor... Mas não convém desfazer os ingredientes demasiado.
Deita-se esta mistura sobre os pêssegos, cobrindo os intervalos e vai ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos.


O crumble tem várias coisas que me agradam muito: não é enjoativo, não é excessivamente engordativo (excepto se o comerem quentinho com uma bola de gelado como nós fizémos...), é uma óptima forma de dar uso à fruta que amadurece tão rapidamente e sobretudo é delicioso! O suco que a fruta liberta - e aqui o pêssego ainda é mais eficaz que a maçã - dá um sabor maravilhoso ao crumble.


É tão fácil e tão bom...exactamente como eu gosto. Levei como sobremesa para um almoço com os paizinhos e eles também gostaram muito.

1 comentário:

  1. Olá!
    A Patrícia fez de maça.
    Um excelente almoço de domingo by Bimby.
    Beijinhos Ana R.

    ResponderEliminar