sábado, 26 de fevereiro de 2011

Muffins de abóbora com queijo-creme

Fonte: Sabem umas latinhas rectangulares à venda nas livrarias com receitas de um tema específico? Eu não sei o nome disso mas a Ari ofereceu-me uma latinha dessas com receitas de muffins e esta é retirada daí.


Gosto de como a escolha de uma receita pode depender de tantos factores diferentes. E de como basta uma pequena variável se alterar para que se faça outra coisa completamente diferente.
Tinha no frigorífico uma grande quantidade de abóbora à espera de ser utilizada. E tinha acabado de comprar umas forminhas de queques. Tinha ainda essa tal latinha com receitas de muffins ainda por testar.
Peguei na latinha e pensei: "se houver aqui alguma receita que envolva abóbora é essa que vou fazer." E assim foi. E ainda bem.


Ingredientes (12 unidades):

. 1 abóbora média
. 150g de queijo tipo philadelphia
. 1 1/2 c. sopa de açúcar refinado
. 1 c. sopa de aroma de baunilha
. 120g de farinha integral
. 140g de farinha
. 1/2 c. chá de fermento
. 1/2 c. chá de bicarbonato de sódio
. 1/2 c. chá de canela
. 1/2 c. chá de gengibre
. 1/2 c. chá de noz moscada
. 60g de nozes picadas
. 1 ovo
. 140g de açúcar mascavado
. 80 ml de óleo vegetal (usei de girassol)
. 125g de iogurte natural (usei grego)

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte as formas ou forre-as com papel colorido.
Coza a abóbora cortada em cubos com água durante cerca de 8 minutos. Depois escorra e reduza a puré no liquidificador. Coloque 250g do puré num recipiente.
À parte, bata o açúcar refinado com o queijo philadelphia e a baunilha até obter um creme daqueles que apetece meter o dedo.
Junte  noutro recipiente o fermento, o bicarbonato, as especiarias e as nozes. Depois os restantes ingredientes e por fim, 250g do puré de abóbora e as farinhas peneiradas.



Depois deite 2 colheradas da massa em cada forma, uma colherada de chá do creme de queijo e mais
uma colherada da massa por cima. Leve ao forno durante 25 minutos, ou até estarem douradinhos.

São óptimos, mas acho que quando voltar a fazer vou carregar mais nas especiarias. O sabor ficou demasiado subtil, acho que pode ficar mais puxadinho.
O melhor? Sem dúvida, o recheio de queijo creme...

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A minha cozinha


A minha cozinha parece uma casa de bonecas. É colorida até mais não. Foi o maridinho que é um mestre da bricolage que a arranjou. Os armários estavam todos descascados e eram de um amarelo desmaiado. Cenário pouco convidativo para qualquer rasgo de inspiração.
É importante sentir-me bem numa cozinha, caso contrário não consigo fazer nada de jeito, estou ansiosa para sair de lá o mais depressa possível. Gosto de cozinhas, quando visito uma casa ou vejo um sneak-peak num site de decoração, é das minhas divisões preferidas. Sonho com uma cozinha aberta para a sala de estar e cheia de luz, com uma bancada ampla, vários espaços de arrumação e frascos de vidro por todos o lado, recheados de sementes e cores.



A minha cozinha tem coisas não muito boas; um forno antigo sem indicação da temperatura, por exemplo. E fazem falta outras coisas, como uma máquina de lavar loiça... Estamos sempre a lavá-la e ela não pára de crescer.


Gosto de jantares na cozinha, das conversas que se vão prolongando, o nível do vinho na garrafa a descer. Parece que as conversas na cozinha são mais íntimas.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Kung Pao de Seitan

Adaptado de Tamra Davis Cooking Show - Kung Pao Un-chicken


Mais uma receita da minha amiga Tamra. Podem ver o vídeo aqui.


Gosto de descobrir e experimentar receitas diferentes com tofu e sobretudo seitan, que adoro. É muito versátil, podemos cozinhar como cozinharíamos carne e juntar tudo o que quisermos.
Esta receita ficou muito boa, mas também não esperava outra coisa da Tamra...

Ingredientes:

. 500g de seitan
. 2 c. sopa de molho de soja
. 1 c. sopa de agave
. 1 c. sopa de gengibre ralado
. 2 dentes de alho picado
. 1 pimento vermelho pequeno cortado
. 1 cháv de bróculos cortados em raminhos
. 1 malagueta picada (opcional)
. 1/4 cháv de amendoins
. 1 c. sopa de óleo de sésamo

Para o molho:
. 2 c. sopa de molho de soja
. 1 c. sopa de agave
. 1 c. sopa de vinagre de arroz
. 1 c. sopa de farinha
. 1 c. chá de açúcar mascavado
. 1/2 cháv. de água


Comece por cortar o seitan aos pedaços como preferir (cubos, fatias, ralado grosso, etc) e faça uma marinada com molho de soja e agave. Fica a tomar gosto enquanto corta os restantes ingredientes. É preferível usar um wok ou uma frigideira de fundo pesado, o que exige uma fritura a altas temperaturas. Chama no prego, colher de pau sempre a mexer. Convém já ter os ingredientes preparados. Confesso que isto é um grande esforço para a minha condição feminina, não gosto de perder tempo e geralmente vou cortando os ingredientes à medida que os atiro para a frigideira, mas neste caso respeito as recomendações da Tamra. A este propósito devo dizer que o Jonas quando cozinha opera sempre desta forma: corta tudo, certinho direitinho e só então liga o lume. Homens... Desconhecem as maravilhas do multitasking!
Onde é que eu ía?
Ah, marinada, cortar tudo. Prepare ainda o molho juntando todos os ingredientes. Eu não usei açúcar mascavado, porque achei o doce do agave suficiente. 
Depois aqueça óleo vegetal ou azeite e frite o seitan até ficar ligeiramente tostado. Reserve e deite sobre o seitan um pouco de óleo de sésamo.
Deite mais um pouco de óleo ou azeite no wok ou frigideira e vá deitando depois os restantes ingredientes pela seguinte ordem: alho, gengibre, malagueta (eu não usei), amendoins, legumes, seitan e por fim, o molho. Se desejar pode adicionar um pouco de picante.
Sirva com arroz basmati.
Um delicioso prato com um gostinho oriental.