sábado, 17 de julho de 2010

Pão Recheado

Receita de minha Tex luv. É a minha amiga mais esvoaçante, não pára muito no mesmo sítio, mas quando pára é na sua casa na aldeia. Eu acho muito fixe morar na aldeia, um dia ainda hei-de ter coragem. É uma aldeia próxima da civilização, mas não deixa de ser aldeia. Passámos lá muitas férias de Verão em miúdas a colher amoras silvestres, a dar mergulhos num pequeno tanque, a fazer pão e a ouvir as (intermináveis) histórias da Milú.
A Inês cozinha muito bem, e começou a cozinhar muito nova.  Acho que comecei a cozinhar por me sentir mal por alguém da minha idade cozinhar e eu não... É um motivo tão válido como outro qualquer.

Mas estou a fugir ao que aqui me trouxe. Às vezes, em certos finais de tarde de Domingo, a Inês cozinha uns petiscos e nós vamos lá. Adoro!
Da última vez fez este pão recheado maravilhoso. Depois disso, já o fiz duas vezes e impressiona sempre quem o prova. E é tão simples!

Ingredientes:
 - 1 pão caseiro
 - 1 alho francês cortado às rodelas fininhas
 - 100g de queijo da ilha ralado
 - 100g de queijo mozzarella ralado
 - 100g de queijo emental ralado
 - coentros picados (a gosto)
 - sal e pimenta (a gosto, atenção ao queijo da ilha!)
 - mayonaise q.b.


Pré-aqueça o forno a 180º. Recorte uma tampinha no topo do pão e retire todo o miolo com uma colher de sopa, de forma a que fique intacto por fora mas oco por dentro. Noutro recipiente junte o alho francês, os queijos, os coentros, a mayonaise em dose suficiente para ligar tudo e por fim sal e pimenta. Introduza o preparado no interior do pão, recoloque a tampinha e envolva todo o pão em folha de alumínio. Depois leve ao forno durante cerca de 1 hora. Para servir, retire a folha de alumínio e a tampinha do pão e ponha à disposição colherzinhas e tostinhas para as pessoas se servirem como se fosse um patê ou algo assim.
É mesmo bom, o alho francês e os coentros cortam o enjoo que os queijos poderiam causar e fica tudo na dose certa. Com direito a piquinho no céu da boca (não sei se convosco se passa o mesmo mas é o que me acontece quando como queijo da ilha).

4 comentários:

  1. Ai fiii.... nostalgia de outros tempos! Ainda bem que te inspirei a cozinhar e a comer o que cozinhas!! Daqui a pouco tempo vou iniciar-me no gourmet infantil...!Podias seguir-me!!! beijos e mais beijos*

    ResponderEliminar
  2. loolll vou dar-te um avanço para depois me poderes passar: roupinhas, receitas, truques, carrinho de bebé, banheira, brinquedos e tudo e tudo e tudo! esperta, hein?

    ResponderEliminar
  3. Adoro o seu blogue..
    bju
    e continuação de boas postagens

    ResponderEliminar
  4. obrigada lolanda! Anda um bocado parado, mas novas receitas estão para breve!
    Beijinhos

    ResponderEliminar