quinta-feira, 15 de abril de 2010

Bolo de Mirtilos e Limão


No original (esta vem da Smitten Kitchen) o bolo chama-se bolo de iogurte, limão e mais qualquer coisa, mas eu fui pelos mirtilos e ficou bom assim portanto para mim é bolo de mirtilos, ponto.

Tenho tido falta de tempo para cozinhar e falta de tempo para partilhar aqui as receitas...
Sem mais demoras e paleio, aqui vai!

Ingredientes:
. 1 1/2 cháv + 1 colher de sopa da farinha
. 2 colheres de chá de fermento
. 1/2 colher de chá de sal
. 1 cháv de iogurte natural
. 1 cháv + uma colher de sopa de açúcar
. 3 ovos grandes
. raspa de 2 limões
. 1/2 colher de chá de essência de baunilha
. 1/2 cháv de óleo vegetal
. 1 1/2 cháv de mirtilos
. 1/3 cháv de sumo de limão

Num recipiente misturar a farinha, o fermento e o sal. Num recipiente diferente juntar o iogurte, o açúcar, os ovos, a raspa de limão, a essência de baunilha e o óleo. Depois juntar os ingredientes secos aos líquidos misturando lentamente. À parte envolver os mirtilos na restante farinha (1 colher de sopa) e posteriormente envolver na mistura. Verter tudo para uma forma de bolo inglês bem untada com papel vegetal e margarina. Colocar em forno pré-aquecido a 180º durante 50 minutos.

Depois ferver o sumo de limão com uma colher de sopa de açúcar e deitar sobre o bolo após fazer pequenos furos com um palito.

Os meus mirtilos afundaram-se, não ficaram a salpicar harmoniosamente o interior do bolo... A Deb sugere mini-mirtilos selvagens para que isso não aconteça, mas cá em Portugal acho que temos que nos contentar com aqueles pacotinhos carííííssimos que encontramos ao pé das verduras no super-mercado.
No entanto ficou bem bom, e até fiz um miminho ao meu pai: fui levar-lhe umas fatias ao hospital, onde ele estava de serviço. Pegou no embrulho em folha de alumínio e disse: "Então e isto está bom?..." com um ar um bocado desconfiado. Mais tarde ligou: "Olha, o teu bolinho não estava nada mau, ouviste?" que é a maneira que o meu pai tem de dizer que gosta de alguma coisa...


3 comentários:

  1. foi este k trouxeste ao pai? deve ser muito bom!beijo

    ResponderEliminar
  2. sim mãe se lesses em vez de só olhar para as fotos, perceberias que SIM!
    mas obrigada pelos comentários na mesma

    ResponderEliminar
  3. São fans da Rita Ferro?



    R.F.

    ResponderEliminar