terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Panquecas de Requeijão e Limão com maçãs salteadas


Hoje foi um belo feriado para um lanche especial! Chuva lá fora, chá bem quentinho cá dentro... Estava indecisa entre scones de limão com sementes de papoila e estas panquecas. O maridinho é que escolheu e escolheu muito bem: é capaz de ser a melhor receita de panquecas que já experimentei na vida. Uma delícia mesmo... ficamos os 2 bem satisfeitinhos cada um a rebolar para o seu lado do sofá, já que demos cabo de quase tudo. Ai, comer é tão bom. Acho que estas panquecas vão entrar directamente para a minha lista de favoritos da vida.

Ingredientes para maçãs salteadas:
. 4 maçãs granny smith sem casca e cortadas às tiras
. 2 c. sopa de margarina
. 3 c. sopa de açúcar
. 1/2 c. chá de canela
. 1 espremidela de sumo de limão

Ingredientes para a massa das panquecas:
. 4 ovos separados
. 1 + 1/2 cháv. de requeijão (a receita original dizia ricota)
. 2 c. sopa de açúcar
. 2 c. sopa de raspa de limão
. 1/2 cháv. de farinha
. 1 pouco de óleo para untar a frigideira

Depois juntam-se as gemas, o requeijão, o açúcar, a raspa de limão e a farinha e batem-se as claras em castelo à parte. A minha mistura está assim tão amarelinha porque usei ovos caseiros (sim, geralmente tenho essa sorte!)... Depois envolve-se bem as claras com a mistura.

Agora passamos às maçãs: numa frigideira derrete-se a margarina e junta-se o açúcar e a canela. Quando estiver tudo bem dissolvido colocamos as maçãs e podemos já aquecer outra frigideira para fazer as panquecas.


Agora uma nota MUITO IMPORTANTE: as panquecas têm que ser feitas numa frigideira anti-aderente. Não é só daquelas que se dizem anti-aderentes, mas aquelas comprovadamente anti-aderente, já que a massa não tem qualquer gordura.
Quando tiverem a vossa frigideira anti-aderente e devidamente untada, é só deitar colheradas da massa, virar e empilhar, e assim sucessivamente até acabar a massa.

Por esta altura, as maçãs já devem estar bem amolecidas, espreme-se um pouco de sumo de limão, mistura-se mais um pouco e deita-se por cima das panquecas, aproveitando bem todo o líquido!
Depois finalmente vem a parte melhor: comer!!!



1 comentário:

  1. nao me tinhas falado nests panquecas!k ambiente romantico, chuva frio chá e panquecas!tenho de lá ir lanchar um dia destes! beijo

    ResponderEliminar