domingo, 30 de janeiro de 2011

Fudge de Avelãs e Arandos

Adaptado de Caramelo de Chocolate e Pistácio (Na Cozinha com Nigella)

Depois dos meus últimos falhanços culinários, precisava de algo que me fizesse recuperar a auto-estima enquanto fada do lar envergando o seu avental de folhos.
Algo que não permitisse falhas, e que fizesse rebolar os olhos a quem provasse tal pecado. Algo engordativo; quando o estado de desespero é tal, não podemos arriscar com receitas que não sejam más: têm que ser verdadeiramente boas. 
E posso dizer que depois desta e de ouvir os elogios do Jonas, voltei a ganhar a confiança perdida.


Para quem padeça do mesmo mal, posso deixar aqui alguns conselhos:
1) não se enerve e atire com tudo para o lixo antes do tempo! pode ter uma oportunidade para ser criativa, por exemplo, se um bolo ficar todo escangalhado parta-o aos pedaços e misture com ananás e natas batidas, é sucesso garantido;
2) se tem a mania (como eu) de não seguir receitas e inventar, inventar, inventar, experimente voltar a ser fiel às receitas, passo-a-passo, até recuperar a confiança perdida - depois pode voltar à rebaldaria de antigamente; 
3) não desista, desistir é para os meninos;
4) e quanto a mim, o conselho mais importante: veja videozinhos na Nigella a cozinhar; além de darem vontade de ir para a cozinha, fazem tudo parecer mais fácil e as receitas são, em geral, muito simples e rápidas! Se estiver muito em baixo, vista um robe de cetim como a nossa amiga.
Já agora fica aqui o vídeo desta receita



Ingredientes:
. 350g de chocolate negro (min. 70% cacau) partidos aos pedacinhos
. 1 lata de leite condensado (390g)
. 30g de manteiga
. 1 pitada de sal
. 100g de avelãs picadas
. 50g de arandos secos (ou cranberries)


Como não tinha pistácios em casa e não sou completamente fã, resolvi experimentar o fudge com avelãs e arandos. Resulta lindamente!

Coloque o chocolate, o leite condensado, a manteiga e o sal numa frigideira em lume brando e misture bem. Quando estiver um creme homogéneo junte as avelãs e os arandos e misture novamente.
Verta sobre um tabuleiro quadrado (23 cm) ou rectangular de tamanho equivalente e alise a superfície. No vídeo podem ver que a Nigella usa aqueles tabuleiros descartáveis de alumínio e parece-me uma óptima solução para desenformar. Deixe arrefecer e depois leve ao frigorífico até endurecer. Depois corte quadrados ou rectângulos do tamanho que preferir, mas mantenha-os sempre no frigorífico, ou mesmo no congelador.

Eu nem tive oportunidade de congelar ou oferecer; o Jonas deu conta dos quadradinhos em 3 tempos! Ahhh, mesmo o que eu precisava...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Salada Morna de Abóbora Assada

Já disse aqui alguma vez que adoro abóbora assada? eheheh
Adoro mesmo, é verdade.
E há alturas, tanto no Verão como no Inverno, sobretudo depois de grandes excessos, em que não posso ver comida à frente! De repente parece que ganho uma alergia e tudo o que é alimento. Geralmente não é o que acontece, é mais o oposto, portanto estas fases são de aproveitar... Mas adiante: quando estou assim só consigo comer coisas leves que amenizem esta sensação de enfartamento, como saladas. Mas no Inverno não apetece tanto, verdade seja dita. E foi na sequência desta série emocionante de eventos que inventei a salada que vos trago hoje. E como ficou boazinha, achei digna de ser partilhada.


Ingredientes:
. salada variada (neste caso rúcula e canónigos)
. 1 fatia de abóbora
. sal e pimenta
. sementes de mostarda
. 1 queijinho Palhais (ou feta)
. 1/2 cebola roxa pequena laminada
. um punhado de amêndoas laminadas tostadas
. sementes de 1/4 de romã

Para o Molho:
. 2 colheres de sopa de azeite
. 2 colheres de chá de mostarda Dijon
. 1 colher de sopa de mel
. 2 colheres de sopa de vinagre de mirtilo (à venda no IKEA)
. 1 colher de sopa de sumo de limão

Corte a abóbora em cubos e leve ao forno num tabuleiro com azeite, sal, pimenta e sementes de mostarda, durante cerca de 20 minutos a 250º.
Enquanto a abóbora assa, pode ir preparando o resto.
Misture bem os ingredientes para fazer o molho e reserve.
Num recipiente coloque os verdes, a cebola e o queijo cortado aos cubinhos.
Quando a abóbora estiver amolecida e tostada, retire do forno e coloque sobre o preparado. Depois disponha as amêndoas e as sementes de romã uniformemente, verta o molho e por fim os sucos que ficaram no tabuleiro onde assou a abóbora. Se lhe apetecer pode acrescentar umas fatias de presunto que combina muito bem.

É uma salada reconfortante, por ser morna, mas não deixa de ser leve, tem umas cores lindíssimas e é óptima para desenjoar das pesadas refeições invernais que nos ajudam a aquecer por estas alturas.

Enjoy

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

É só para dizer

que não é apenas por falta de pachorra que este blog não é actualizado há mais de 1 mês!

Sábado toda contentinha resolvi fazer este bolo de iogurte! Conclusão: TODO para o lixo, e aqui fica um conselho: nunca usem fermento que tenha passado 1 dia sequer do prazo de validade. O que eu tinha lá tinha passado para aí uma semana e foi o que bastou para o bolo ficar todo ele um ranço!


Nunca tal me tinha acontecido e digo já que não é bonito...