domingo, 25 de abril de 2010

Linguini com cogumelos e bacon



















Muitas vezes para desenrascar faço massas com qualquer coisa e nem ponho aqui porque não acho que sejam dignas.
Ontem fiz uma dessas massas para desenrascar, mas não se por ter estado a folhear o livro da Nigella, se por ter estado a apanhar flores à beira da estrada, a coisa correu muito bem.

Ingredientes:

. 1 pacote de linguini
. 1 embalagem de cogumelos frescos laminados
. 1 embalagem de bacon aos cubos
. azeite
. sal
. pimenta
. salsa picada
. cebolinho picado
. sumo e raspa de 1 limão pequeno
. 100ml natas light
. queijo mozzarella ralado

Enquanto coze o linguini em água abundante e sal (seguindo sempre as
instruções do pacote para ficar al dente), salteie o bacon numa frigideira, de forma a fritar na própria gordura. Se começar a secar pode deitar um pouco de azeite. Acrescente depois os cogumelos bem escorridos para não deitarem muita água, mexendo sempre. Junte depois o sumo e raspa de limão (e este, meus caros, é o verdadeiro truque, fica com um travo ácido, e não fica um prato nada enjoativo) e as natas, misturando bem.
Escorra o linguini e envolva na frigideira, juntado por fim a salsa, o cebolinho e o queijo e volte a misturar tudo bem. Desligue o lume, polvilhe com pimenta preta acabada de moer e deleite-se!



Enquanto eu fazia o jantar, o Jonas trabalhava na entrada: queijo Palhais daqueles pacotinhos que vêm dois, sabem? Com vinagre balsâmico, azeite e oregãos. Cortou e aqueceu um pão chapata, serviu 2 copos de vinho tinto e ali num instantinho fez uma entrada à altura daquele que foi um belo jantar de sábado à noite!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Bolo de Mirtilos e Limão


No original (esta vem da Smitten Kitchen) o bolo chama-se bolo de iogurte, limão e mais qualquer coisa, mas eu fui pelos mirtilos e ficou bom assim portanto para mim é bolo de mirtilos, ponto.

Tenho tido falta de tempo para cozinhar e falta de tempo para partilhar aqui as receitas...
Sem mais demoras e paleio, aqui vai!

Ingredientes:
. 1 1/2 cháv + 1 colher de sopa da farinha
. 2 colheres de chá de fermento
. 1/2 colher de chá de sal
. 1 cháv de iogurte natural
. 1 cháv + uma colher de sopa de açúcar
. 3 ovos grandes
. raspa de 2 limões
. 1/2 colher de chá de essência de baunilha
. 1/2 cháv de óleo vegetal
. 1 1/2 cháv de mirtilos
. 1/3 cháv de sumo de limão

Num recipiente misturar a farinha, o fermento e o sal. Num recipiente diferente juntar o iogurte, o açúcar, os ovos, a raspa de limão, a essência de baunilha e o óleo. Depois juntar os ingredientes secos aos líquidos misturando lentamente. À parte envolver os mirtilos na restante farinha (1 colher de sopa) e posteriormente envolver na mistura. Verter tudo para uma forma de bolo inglês bem untada com papel vegetal e margarina. Colocar em forno pré-aquecido a 180º durante 50 minutos.

Depois ferver o sumo de limão com uma colher de sopa de açúcar e deitar sobre o bolo após fazer pequenos furos com um palito.

Os meus mirtilos afundaram-se, não ficaram a salpicar harmoniosamente o interior do bolo... A Deb sugere mini-mirtilos selvagens para que isso não aconteça, mas cá em Portugal acho que temos que nos contentar com aqueles pacotinhos carííííssimos que encontramos ao pé das verduras no super-mercado.
No entanto ficou bem bom, e até fiz um miminho ao meu pai: fui levar-lhe umas fatias ao hospital, onde ele estava de serviço. Pegou no embrulho em folha de alumínio e disse: "Então e isto está bom?..." com um ar um bocado desconfiado. Mais tarde ligou: "Olha, o teu bolinho não estava nada mau, ouviste?" que é a maneira que o meu pai tem de dizer que gosta de alguma coisa...


quarta-feira, 7 de abril de 2010

As Apetitosas estiveram em Marrocos



a ver cores incríveis



a comer sopa picante, couscous, tagines, brochettes, pastilla e muito poulet!


... e a beber litros e litros de thé à la menthe...