Esta é uma receita familiar e eu gosto muito disso. Soube hoje que vem de geração em geração, nem se sabe ao certo há quantas. A minha avó Gi e as irmãs faziam muito este bolo, na geração a seguir é a Tita Lena que continua a pôr a receita em prática e...bom, acho que estou a cumprir o meu papel como mais velha da geração seguinte.
É tão delicioso aterrar na Madeira já com o sentido no bolinho de requeijão que sabemos que a Tita Lena tem à nossa espera... Confesso que o meu não ficou tão bom, mas o J. ficou bem contentinho com o resultado. Ficou muito húmido, mas o gostinho a requeijão (que eu amo, sou fã nº1 das queijadas madeirenses) estava lá!
Ingredientes:
. 1/2 kg de requeijão
. 400g de açúcar
. 1 chávena de leite
. 1/2 chávena de farinha
. 6 ovos
. 6 ovos
5 simples ingredientes! (tinha-me esquecido dos ovos...) A Tita Lena ainda consegue arranjar requeijão caseiro que o leiteiro leva a casa de uma vizinha, e acho que esse é um dos segredos. Eu comprei 2 requeijões de Seia.
Começa-se por separar os ovos e bate-se as gemas com o açúcar. Depois bate-se o requeijão para ficar amolecido e fácil de misturar com as gemas e o açúcar. Posteriormente deita-se o leite e a farinha nesta mistura, alternadamente. Batem-se as claras em castelo e envolve-se tudo muito bem. Coloca-se numa forma redonda bem untada - aqui aconselho o uso de papel vegetal, eu não usei e ficou um bocado colado, como podem ver pela foto. Vai ao formo pré-aquecido a 180º durante cerca de 60 minutos. Eu deixei uns 80 minutos e mesmo assim acho que podia ter ficado mais um pouquinho...
Bom apetite! Espero que valha a pena partilhar um dos segredos mais bem guardados da família Pereira.
pois é a tita Lena é k manteve a tradiçao desse bolinho k realmente é muito bom e acho bem k tu sejas a seguidora fiel desta nova geraçao.eu apostei mais no bolo real k tbm já vem de muitas geraçoes.Mas olha k qdo vi a foto achei muito parecido com o da tita.Fico contente por dares continuidade às tradiçoes dos Pereiras.Bem hajas,beijinho
ResponderEliminarQuem me dera saborear uma fatia do teu bolo! Está com um óptimo aspecto, se calhar melhor do que o meu. Tens de aterrar aqui mais vezes, pois já sabes que tens o bolinho à tua espera!Fiquei muito orgulhosa por seres a minha seguidora !!!
ResponderEliminarMil beijinhos. Adoro-te
T. Le
O Jonitas ainda tinha uma fatia à minha espera na 4ª feira (e foi com muito sacrifício que ele não despachou o bolo todo!) Sim, estava saboroso, mas parece que não sabe tão bem comido fora do contexto habitual. Obrigada mã e tita por continuarem a aparecer
ResponderEliminarolá,hoje fui eu que experimentei uma receita de bolo,tradição Pereira. Está bonito, estava com medo do forno, é novo. Logo os meninos vêem, e temos sobremesa.
ResponderEliminarContinua, que eu gosto de vir espreitar e fazer as receitas.
Beijinhos ana
Fui agora desenforma-lo...lindo, forrei com papel vegetal,e fiz numa forma redonda de silicone pela 1ªvez.
ResponderEliminarMas este bolo, são as queijadas da Madeira?
Agora vou tomar 1 cafézinho, com as m/amigas e quando chegar já está frio, para mandar uma trinca.
Beijinhos
ana
Boa Ana! O meu não ficou super-lindo porque pegou um bocado, para a próxima tenho que usar mesmo o papel vegetal. Este bolo não é exactamente como as queijadas, mas a minha mãe tem uma receita maravilhosa de uma queijada gigante! É muito boa mas dá trabalho.
ResponderEliminarObrigada pelas visitas Ana, vai dizendo como corre