domingo, 27 de março de 2011

Rolo de Carne

Fonte: D. Suzy, minha mãe

Sim, carne. Algo que não abunda muito por estes lados, mas de vez em quanto também tem que ser.
Este foi feito para receber as meninas do costume e respectivas famílias cá em casa. Tinha que fazer algo consensual e não muito ousado, porque tinha que alimentar, entre outros, uma princesa de 2 aninhos, 1 lactante (esta palavra é má demais...) e 2 grávidas. Foi muito bom, obrigada por terem vindo ; )

Ingredientes:

. 1 kg de carne de vaca picada
. 2 colheres de sopa de sopa de cebola
. 4 colheres de sopa de pão ralado
. 1 pacote de natas
. 2 ovos
. 1 colher de sopa de flocos de alho
. 10 fatias de fiambre
. 10 fatia de queijo
. 1 cháv. de cenoura ralada
. Louro, azeite, sal e pimenta q.b.


Misture num recipiente grande a carne picada, os ovos, metade do pacote de natas, a sopa de cebola, o pão ralado, sal e pimenta. Amasse bem e depois estenda com a forma de um rectângulo sobre uma folha de alumínio. Por cima, coloque as fatias de fiambre, de queijo e a cenoura uniformemente. A minha mãe costuma rechear com ovos cozidos e é maravilhoso, mas eu optei por usar a cenoura ralada, vi numa receita da colher de pau e pareceu-me bem. Depois enrole com a ajuda da folha de alumínio, coloque num tabuleiro, regue com as restantes natas, os flocos de alho, um fio de azeite, e louro. Leve ao forno médio por cerca de 45 minutos. É boa ideia dar uns golpes no rolo a meio tempo porque a cenoura liberta sempre algum líquido.
Servimos com fusili porque tínhamos uma menina louca por massa. Quando eu estava na cozinha a ultimar os preparativos, volta e meia lá aparecia a pequena Bi de mão estendida para comer umas massinhas...

3 comentários:

  1. Diga-se de passagem que não estava mau de todo..não estava não senhora! Parabéns Fi! Pelo jantar, pelo acolhimento, pela ideia...need to repeat!! For sure!!

    Ju

    ResponderEliminar
  2. E ainda tenho que acertar aí umas proporções, não estava mau, mas o da D. Suzy fica orgásmico!
    Beijos

    ResponderEliminar