terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tarte de Abóbora, espinafres e Cogumelos

Sou completamente vidrada em abóbora assada. No Inverno passado comecei a fazer esta receita já nem sei bem se inspirada por alguma coisa em especial, sei que gostei e repeti, sem nunca ter conseguido fotografar.
No fim-de-semana passado e já a sentir o cheirinho a Outono resolvi dar início à época da tarte de abóbora assada.

Ingredientes:
. 1 embalagem de massa areada
. 200g de abóbora
. 200g de espinafres frescos
. 200g de cogumelos frescos laminados
. 1 cebola
. 1 cenoura
. 1 pacote de mozzarela
. 1 iogurte grego
. 2 ovos
. queijo parmesão ralado
. azeite
. coentros
. sal e pimenta a gosto


Comece por cortar a abóbora em cubos e disponha num tabuleiro de forno, polvilhando com um pouco de sal, pimenta, coentros picados e um fio de azeite. Coloque no forno a 180º durante uns 20 minutos e entretanto vá fazendo o refogado com azeite, a cebola picada, a cenoura ralada, os cogumelos e os espinafres. Depois junte a abóbora e a mozzarella cortada em pedaços. Coloque a massa uns 5 minutos no forno enquanto o refogado apura e depois disponha-o sobre a massa. Bata 2 ovos com o iogurte grego, tempere com um pouco de sal e pimenta e coloque sobre o preparado. Rale um pouco de queijo parmesão por cima e leve ao forno durante cerca de meia hora ou até a base estar cozida e a parte de cima douradinha.

sábado, 16 de outubro de 2010

Massa com atum "with a twist"

Para começar quero manifestar a minha revolta por não ser possível escrever os títulos em itálico! Pronto, está manifestada.
Regressemos ao motivo do post. Massa com atum deve ser o prato mais confeccionado por jovens universitários, pessoas que não sabem cozinhar, pessoas que não têm dinheiro para mais ou todas as acima referidas. Mas em vez de simplesmente se juntar um pacote de esparguete a 2 latas de atum e 1 pacote de polpa de tomate, podemos dar um gostinho diferente a este prato sem grande ciência ou gastos.
Para tal basta juntar 1 latinha de leite de côco, umas folhinhas de manjericão, uns cogumelos frescos laminados e uma mão cheia de parmesão acabadinho de ralar. Pimenta a gosto...
Et voilà!


Um prato simples, económico, fácil de fazer mas com um pouco mais de graça...

Adenda: eu sabia que me tinha esquecido de um ingrediente essencial - uma mão-cheia de cajus picados!
Como diria o meu pai: "fica um nice!"