sábado, 17 de julho de 2010

Pão Recheado

Receita de minha Tex luv. É a minha amiga mais esvoaçante, não pára muito no mesmo sítio, mas quando pára é na sua casa na aldeia. Eu acho muito fixe morar na aldeia, um dia ainda hei-de ter coragem. É uma aldeia próxima da civilização, mas não deixa de ser aldeia. Passámos lá muitas férias de Verão em miúdas a colher amoras silvestres, a dar mergulhos num pequeno tanque, a fazer pão e a ouvir as (intermináveis) histórias da Milú.
A Inês cozinha muito bem, e começou a cozinhar muito nova.  Acho que comecei a cozinhar por me sentir mal por alguém da minha idade cozinhar e eu não... É um motivo tão válido como outro qualquer.

Mas estou a fugir ao que aqui me trouxe. Às vezes, em certos finais de tarde de Domingo, a Inês cozinha uns petiscos e nós vamos lá. Adoro!
Da última vez fez este pão recheado maravilhoso. Depois disso, já o fiz duas vezes e impressiona sempre quem o prova. E é tão simples!

Ingredientes:
 - 1 pão caseiro
 - 1 alho francês cortado às rodelas fininhas
 - 100g de queijo da ilha ralado
 - 100g de queijo mozzarella ralado
 - 100g de queijo emental ralado
 - coentros picados (a gosto)
 - sal e pimenta (a gosto, atenção ao queijo da ilha!)
 - mayonaise q.b.


Pré-aqueça o forno a 180º. Recorte uma tampinha no topo do pão e retire todo o miolo com uma colher de sopa, de forma a que fique intacto por fora mas oco por dentro. Noutro recipiente junte o alho francês, os queijos, os coentros, a mayonaise em dose suficiente para ligar tudo e por fim sal e pimenta. Introduza o preparado no interior do pão, recoloque a tampinha e envolva todo o pão em folha de alumínio. Depois leve ao forno durante cerca de 1 hora. Para servir, retire a folha de alumínio e a tampinha do pão e ponha à disposição colherzinhas e tostinhas para as pessoas se servirem como se fosse um patê ou algo assim.
É mesmo bom, o alho francês e os coentros cortam o enjoo que os queijos poderiam causar e fica tudo na dose certa. Com direito a piquinho no céu da boca (não sei se convosco se passa o mesmo mas é o que me acontece quando como queijo da ilha).

sábado, 3 de julho de 2010

Tarte de Courgette e Requeijão

Olá!
Há muito tempo que este espacinho está inactivo, tirando o pequeno face-lift...
Hoje venho partilhar uma receita que vi no espectacular Design Sponge que, além de ser um regalo para os olhos, tem umas belas receitas.
A courgette já é ingrediente obrigatório no meu frigo há muito tempo. E com a quantidade (e tamanho: são gigantescas!) de courgettes que têm vindo da horta dos sogrinhos, há que ter imaginação e diversificar.

Ingredientes:

. 2 courgettes grandes
. 150g de requeijão
. 2 colheres de sopa de natas de soja
. 3 ovos
. 1 dente de alho
. 6 folhas de manjericão (e/ou outras ervinhas boas)
. 1 colher de sopa de parmesão ralado
. azeite
. sal e pimenta
. 1 rolo de massa areada

Corte as courgettes em meias luas finas e frite
com azeite e um dente de alho esmagado na frigideira.
À parte misture o requeijão, as natas, os ovos, as ervas aromáticas, o parmesão, sal e pimenta.
Quando as courgettes estiverem cozinhas junte à mistura a verta sobre a massa areada (depois de ter feito uns furinhos com um garfo.


Aqui está a tarte antes de ir ao forno. O feijão verde e as ameixas também vêm da horta e o frasco à direita é compota de courgette - é óptima! Roubei um bocadinho de requeijão à receita para comer numa tostinha com o doce. Maravilha.



Antes de colocarem a tarte no forno podem e devem ralar mais um pouco de parmesão e moer pimenta preta sobre a tarte. Depois é só colocar no forno durante cerca de meia hora ou até estar dourada.

Para acompanhar servi uma salada com o que tinha no frigorífico que ficou muito boa: tomate, couve roxa, nozes, queijo brie e umas folhas de manjericão. Fio de azeite e de vinagre balsâmico.
Um belo jantar de Verão.