segunda-feira, 22 de março de 2010

Bolo de Tangerinas


...mas deveria ter sido de clementinas. Eu é que fui à Biocoop e armei-me em esperta, pensei: "vou mas é fazer o bolo das clementinas com tangerinas biológicas! vai ficar espectacular. ai deixa cá levar um pedacinho de seitan". E pronto, lá vim eu com um saco de tangerinas, mais caroço que fruta a achar que ía fazer o bolo mais espectacular à face da terra. Não fiz! Na realidade acho que é o bolo menos consensual que já fiz. Pais e bro gostaram muito (bro até telefonou de propósito para dizer), maridaço nem por isso. Eu gostei mas tenho a certeza que para a próxima, com clementinas e alguma sabedoria retirada da experiência, vai ficar melhor.

Ingredientes:

. 4 clementinas (375/400g)
. 6 ovos
. 225 g de açúcar
. 250 g de amêndoa moída
. 1 colher chá de fermento

(Esta receita é adaptável ao Montignac se se substituir o açúcar por frutose. Quem sabe do que eu estou a falar sabe, quem não sabe não faz mal)

Comece por cozer as clementinas em água abundante durante 1 hora e mais qualquer coisa. As 3 Fat Ladies dizem que na panela de pressão são 10 minutos e está feito. Eu acredito, mas não tenho panela de pressão. E dizem vocês: "e consideras-te tu uma verdadeira dona de casa??" e eu respondo "nem por isso...".
Depois escorra bem, retire os caroços e reduza a puré no robot de cozinha. Vá juntando os restantes ingredientes, se tiver um robot em condições e puder manter tudo aí, melhor ainda. Mais uma vez, eu não tenho, e como tal tive que colocar o puré num recipiente e juntar os outros ingredientes. Depois coloque a mistura num forma untada e leve ao forno a 190º durante 50 minutos. Eu acho que deve ficar uma maravilha colocar esta massa em formas de cupcakes e fazer um frosting à maneira. Um dia destes experimento depois conto como correu.

domingo, 14 de março de 2010

Chicken Parmigiana

Inspirada pela fantástica Ree Drummond, aka the Pioneer Woman. Recentemente viciei-me no seu site. Descobri as receitas e o resto veio atrás. Ela era uma miúda da cidade, estudou em L.A., fazia planos para ir morar em Chicago até ao dia...em que conheceu o Marlboro Man, um cowboy puro e duro, que a fez descartar o seu citadino futuro e mudar-se para um rancho mesmo à americana. Lá procriou desalmadamente, decidiu dar aulas em casa à criançada, cozinhou muito e bem, lançou um livro de receitas, aprendeu a fotografar, escreveu um romance de arlequim a contar a sua história de amor e pôs tudo isso num site que alimenta as necessidades da pequena voyeur que há em mim! Adoro.

Bem, mas passando ao que interessa.

Ingredientes:

. 4 bifes de frango
. 1/2 cháv de farinha
. sal e pimenta a gosto
. 1/2 cháv de azeite
. 1 cebola picada
. 4 dentes de alho picados
. 3/4 cháv de vinho tinto
. 1 lata de tomate pelado
. 2 colheres de sobremesa de açúcar
. 1 cháv de queijo parmesão ralado
. 6 folhas de manjericão picado (a Ree sugere salsa, mas desculpa lá mulher, quando há pasta e molho de tomate envolvido manjericão é a ervinha a usar!)
. 1 pacote de linguine (eu usei fetuccine)

Comece por colocar a farinha, o sal e a pimenta num prato raso e envolver os bifes de frango nesta mistura. Depois aqueça o azeite (ela é obcecada por manteiga e usa manteiga também, mas a minha veia mediterrânea não mo permite...) numa frigideira e frite os bifes de um lado e do outro, até ficarem douradinhos.

Reserve. Depois, sem lavar a frigideira, junte a cebola e o alho picado e mexa bem. A seguir o vinho tinto. Com a colher liberte o fundo do frigideira e misture bem.

Entretanto pode pôr a massa a cozer.
A seguir deite o tomate pelado cortadinho e continue a misturar bem. Adicione cerca de 1/3 do manjericão picado. Junte o açúcar para cortar a acidez e, se necessário, mais sal e pimenta.

Depois coloque os bifes sobre o molho de tomate, cobrindo-os com o parmesão ralado e o manjericão. Niiiice! Tape a frigideira para o queijo derreter.

Depois de cozida a massa, escorra-a e coloque uma dose em cada prato, cobrindo-o com um bife e uma boa dose de molho de tomate.

Eu gostei muito. O meu irmão que, porque não admiti-lo, tem muito mais jeito para cozinhar do que eu (mas tudo o que sabe aprendeu comigo - mentira, mãe!), já tinha experimentado esta receita uma vez. Ficou deliciosa! E desde então tenho andado para fazer para o maridinho. Ele também aprovou.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Pataniscas de Courgette e Mozzarella

E pronto, após termos deixado passar em branco 1 ano de existência, este blog premeia os seus leitores (sim, mães, é para vocês) com mais uma receitinha. Mais uma que veio da imparável colher de pau! Pataniscas de Courgette de Mozzarella.
Gostei, e fiquei com vontade de juntar esta a outra receita, uma de bolinhos de batata com salmão da maluca da Nigella. Como não sou grande apreciadora de batata, acho que vou substituir os bolinhos de batata por estas pataniscas e manter o resto.

Mas passemos à receita.

Ingredientes:
200gr de courgette ralada
1 ovo (como podem ver pelo amarelinho foi caseiro)
10 colheres de sopa de farinha
150 ml de água
100gr de queijo mozarella ralado
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.
queijo creme para barrar

Juntam-se todos os ingredientes numa taça larga e depois vamos colocando colheradas do preparado numa frigideira anti-aderente. Vamos virando de forma a ficar douradinho dos 2 lados e depois saboreamos barrado com queijo creme ou molho de tomate como sugere a colher de pau.
Pode ser uma entradinha ou refeição bem leve servida com uma salada fresca.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Ai!

Que fizemos 1 ANO a 3 de Março e nem assinalámos a data!!!!!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Boas ideias: tomate seco

O tomate seco é uma boa ideia. Ponto. Aliás, é uma ideia brilhante.
Mas é difícil cortar como geralmente se cortam legumes, numa tábua e com uma boa faca. Não dá jeitinho nenhum. Descobri que a melhor maneira é juntar os tomates secos num molhinho e cortar com uma tesoura. Muito eficaz.
Quanto a esta pequena rubrica não sei se passará a ser algo regular, nem eu nem a minha parceira podemos prometer seja o que for - já deu para perceber...
Mas quando nos lembrarmos daqueles pequenos truques que dão uma ajuda na cozinha, por que não partilhar?