segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Panquecas de Banana



Mas este post também se podia chamar "Variação da clássica combinação banana-queijo-doce!"
É mais uma receita da Tamra Davis que eu já andava para experimentar há algum tempo. 
Sábado, 10 da noite, a vontade de jantar era pouca, apetecia uma coisa mais levezinha. Lembrei-me das panquecas de banana da Tamra, talvez mais adequadas a um brunch de Domingo, mas mesmo assim lá me decidi a fazê-las.
Ao mesmo tempo aparece o mano em casa com um belo queijinho e novidades a relatar. Compotas variadas no frigorífico, um belo tinto e está feito o jantar: panquecas de banana com queijo e doce. Hmmmm. Uma bomba! Mas um dia não são dias...

Ingredientes:

. 1 1/2 cháv. de farinha
. 2 colheres de chá de fermento
. 1/2 colher de chá de sal
. 2 colheres de sopa de açúcar
. 1 ovo
. 1 cháv. de leite
. 1/2 cháv. de iogurte natural
. 1 colher de sopa de óleo vegetal
. 1 banana cortada em pedaços

Mistura-se tudo muito bem, e depois unta-se uma frigideira com óleo e vai-se deitando colheradas de massa. Dependedo do tamanho da frigideira, podemos fazer mais ou menos de cada vez. Eu fiz 4/5 por leva. E deu para uma 4 levas! Quando aparecerem bolhinhas em cima vira-se a panqueca para cozinhar do outro lado.
Sirvam quentinhas com doce/molho/seja o que for do vosso agrado. 
Fica aqui a sugestão de servir com queijo e doce.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cheesecake Fingido

Tal como prometido quando partilhei convosco a receita do brownie , aqui fica a sobremesa inventada logo a seguir. Ao comer colheradas e colheradas do creme de queijo cru absolutamente deliciada, lembrei-me que isso poderia dar uma óptima sobremesa fria! Tipo cheesecake. Mas como nunca fiz cheesecake, acho que deve dar uma grande trabalheira e gosto pouco de coisas que dêem grandes trabalheiras na cozinha, resolvi improvisar e correu bastante bem!
E agora perguntam: que legitimidade tem esta pessoa que nunca fez um cheesecake na vida para estar aqui a postar receitas como se tivesse alguma coisa para ensinar? Pois, se calhar nenhuma... Mas olhem que ficou bem bom! Vamos lá a isto...

Ingredientes:

. 1/2 pacote de bolachas digestivas
. doce/composta de sabor a gosto e quantidades a gosto

Para o queijo-creme:
. 300g de queijo creme batido (usei Philadelphia light)
. 1/3 de cháv. de açúcar
. 1 gema de ovo
. 1/4 colher de chá de essência de baunilha

Desfiz grosseiramente com os dedos as bolachas digestivas e espalhei sobre o fundo de um pirex. Misturam-se bem todos os ingredientes para o queijo creme e coloca-se por cima das bolachas e, por último, dispõe-se uma camadinha de compota. Eu usei daquelas sem açúcar de sinfonia de frutos do bosque.
Depois é só deixar algumas horas no frigorífico e saborear.

Como podem ver, foi um sucesso! Quase que não apanhava nada para a fotografia...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Salmão Mediterrânico (ou o meu pequeno é o melhor!)

Ontem cheguei a casa e o J. apareceu à porta a impedir-me de entrar na cozinha!! Pensei: "pequeno incêndio? inundação???". Nada disto, estava simplesmente a preparar o jantar e não queria que eu visse nada antes do prato estar composto. O meu marido até cozinha...bifes com batatas fritas.
Qual não foi o meu espanto quando apareceu na sala com este maravilhoso prato! De aspecto e de sabor.
Uma posta de salmão cozinhada no forno bem temperada com azeite, sumo de laranja, sal, pimenta e oregãos. E uma fatia de mozzarella! Hmmmm...
Acompanhou com uma salada bem fresca, arroz de cominhos e umas fatias de presunto... ai, que delícia.
Obrigada, chou, adorei!