quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Da Suécia com sabor...

Vir à Suécia e não comer salmão é como ir a Roma e blá blá blá...Como tal aqui vos apresento o meu jantar acabado de saborear!
Stekt Lax, isto é, salmão grelhado servido com salada de pepino, beterraba e agrião e batatas assadas com molho "chili & pepper".
Muito booommm!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

As Caldas já têm um indiano!

Para meu deleite, que adoro comida indiana... As cores, as especiarias, os molhos e, huumm, o pão naan. Real Punjab de seu nome, é um pouco diferente das tascas de cadeirinhas mínimas de madeira e pequenos altares à deusa Kali à beira das mesas que encontramos em Lisboa. E aqueles pratos horríveis onde eles costumam servir. Mas eu gosto disso, gosto mesmo, para mim um indiano é isso!
Este é mais "fino", está decorado com quadros grandes de paisagens indianas e de sacos de caril e afins. Tem um candeeiro lindo lindo à entrada e até servem vinho em copos de vinho. É mais caro também, mas não muito.

Os empregados vestem túnicas e não percebem grande coisa do que lhes dizemos.
E a tv está sempre a passar um canal tipo MTV-Bollywood, que eu acho piada.
Mas o que interessa mesmo, mesmo é que a comidinha é uma maravilha!

E eu que ando tentada a regressar à terrinha agora já posso pensar nisso mais a sério, porque já tem um indiano.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Spaguetti de Courgette e Amêndoas


Obrigada, obrigada Smitten Kitchen por esta receita tão simples e saborosa. Ou melhor, isto é a junção desta com esta.

E é tão simples quanto isto:
começamos por cozer esparguete, al dente, como convém.

Ao mesmo tempo salteamos amêndoas laminadas numa frigideira com um pouco de azeite... Pouco tempo, porque queimam muito facilmente...

Ralamos 1 courgette, eu tenho esta sra muito mimosa que me rala tudo! Adoro-a, foi presente de uma sra também muito mimosa.

A Deb corta a courgette em palitinhos, eu não tenho nenhum utensílio próprio para isso senão uma faca e alguma falta de jeito, então opto por pôr a sra raladora a trabalhar...

Juntamos às amêndoas e salteamos mais um pouco um sal e pimenta a gosto.

Por esta altura a nossa massa já deve estar (mal) cozida, podemos escorrê-la e juntar à frigideira, dar mais uns amassos, juntar umas folhas de mangericão, parmesão ralado - eu gosto de comprar placas de mangericão e ralá-lo com a sra. Está pronto a saborear. Alguns podem achar insípido e sem graça. Eu acho que é de uma simplicidade deliciosa e fresca. Concordo com a Deb, é um seasonal favorite!


 

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Pinhões

Já andava para escrever este post há algum tempo. Para ser mais precisa, desde Junho, que foi quando eu e o J. conseguimos tirar uns diazinhos e ir para o Sul, para o Sol e para o Mar, para a Areia e para as eternas Raquetes...

Mas esta história começa bem antes. Eu adoro pinhões! Quando era pequena os meus pais compravam-me colares de pinhões na Praça de Fruta e eu deliciava-me com aquilo, todo o ritual de tirar a película castanha e começar a roer numa ponta e dar a volta completa.
Recentemente apercebi-me que o pinhão está caríssimo! É o diamante dos frutos secos...
E, chamem-me forreta, mas custa-me muito dar 7€ por 100g de pinhões!

Então nesses diazinhos passados no Algarve ao pé de um pinhal, resolvi ir à caça do pinhão.
Ía todos os dias ao fim da tarde apanhar pinhas, depois levava uma pedra da calçada para o terraço e lá nos entretínhamos nós a partir pinhão, ele a beber uma cervejinha e eu uma daquelas bebidas manhosas mas refrescantes como se pode ver na fo
tografia em baixo. Foram momentos felizes, se bem que o J. já estava a ficar um bocado farto. Eu cá gostei... Pinhãozinho bom e de borla (a resina nos dedos é um pequeno detalhe...).

Aqueles wraps maravilhosos foram feitos com estes pinhões.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Massinha do Cacete!

Desculpem o nome mas esta massinha estava mesmo do cacete! 
Foi logo quando comprei o mangericão e estava cheia de vontade 
de fazer uma massinha cheiinha de mangericão.

É muito básica mas resulta lindamente!

Ingredientes:

. Massa fusilli/penne
. Cogumelos frescos
. Camarões congelados (mas descongelados e escorridos calibre 30/40)
. Presunto
. Queijo parmesão ralado
. Folhas de mangericão
. Azeite
. Alho picado
. Sal
. Pimenta


Mais uma vez peço desculpa por não colocar as quantidades, mas fiz a olho, como quase tudo o que faço...
Posso só dizer que fica muito bom. 
Enquanto a massa coze, al dente, faz-se um refogadinho com o azeite e o alho picado ao qual se juntam os camarões. Depois de fritos coloca-se num recipiente. Depois pomos os cogumelos laminados na frigideira até o líquido evaporar.

Num tabuleiro ou recipiente largo dispõe-se a massa com os cogumelos e camarões por cima, o presunto em pedaços, o parmesão ralado e por fim o mangericão. Rega-se tudo com azeite e está pronto a saborear. Do cacete!